6 tendências de RH para 2021

4 min leitura

Compartilhar

A pandemia causada pelo novo coronavírus adiantou algumas tendências de RH, a exemplo do trabalho home office.

Essas mudanças no cotidiano das empresas e profissionais devem se consolidar em 2021, dando origem ao que está sendo chamado de novo normal.

Logo, os gestores de RH precisam estar atentos a essas transformações, a fim de adequar processos e até mesmo a cultura da empresa.

Para ajudar você a entender esse novo contexto, preparamos este artigo com 6 tendências de RH para 2021. Continue a leitura para conferir!

1. Trabalho home office

O trabalho em home office se tornou a principal tendência de RH para 2021 devido à pandemia.

Isso porque, muitas empresas que não se viam atuando com qualidade nesse formato, acabaram adotando esse modelo de trabalho às pressas, e se surpreenderam com os resultados positivos.

Além de ser mais rentável para a empresa e para o colaborador, o home office também otimiza os processos e minimiza atrasos, faltas e outros problemas ocasionados pelo deslocamento.

Outra vantagem do trabalho home office é a flexibilidade, fator muito valorizado pelos profissionais. 

2. Treinamento online

Para reduzir os custos e manter essa importante estratégia de desenvolvimento de pessoas em prática, o treinamento online é uma tendência que surge para aprimorar processos dentro das empresas.

Outra vantagem do treinamento online é que ele possibilita mais flexibilidade para os colaboradores, que podem assistir aos vídeos gravados em momentos de menor demanda de trabalho, o que favorece a produtividade da empresa.

3. Benefícios flexíveis

Com a chegada da nova geração de trabalhadores ao mercado de trabalho, aderir a benefícios flexíveis já não é mais uma tendência, mas uma realidade.

Assim, além dos benefícios obrigatórios, como vale-transporte, é preciso investir tempo para entender o que os funcionários valorizam e esperam da empresa. 

Nesse cenário, clima organizacional positivo, ambiente humanizado, flexibilidade de horário e oportunidade de crescimento na carreira já são considerados benefícios. 

No entanto, para que os benefícios sejam realmente efetivos, é preciso ouvir a opinião dos colaboradores.

4. Segurança e bem-estar no trabalho

Segurança e bem-estar no trabalho sempre foi algo muito almejado por colaboradores e empresas e, cada vez mais, é considerado uma tendência no cotidiano corporativo.

Isso se explica pelo fato de que é uma prática que promove o engajamento dos colaboradores, minimiza problemas que levam ao afastamento do trabalho e à baixa produtividade.

Empresas que investem nessa estratégia tendem a ser mais competitivas no mercado, e por isso, essa é uma das principais tendências de RH para 2021.

 5. Adesão a novas tecnologias

A transformação digital é uma realidade no cotidiano corporativo há tempos e, no novo normal, intensificou-se ainda mais.

Por isso, as empresas que ainda não aderiram aos recursos tecnológicos, como softwares de gestão de pessoas, devem se preparar para realizar a adesão dessas novas tecnologias.

Isso porque essas soluções são capazes de otimizar todos os processos e aumentar a qualidade e a produtividade no trabalho.

Além disso, com os processos operacionais automatizados, a equipe de RH das empresas pode se dedicar a questões mais estratégicas, que podem vir a somar no desenvolvimento da organização. 

6. Vídeo currículos e contratações online

Os video currículos, seguidos das contratações online, são duas grandes tendências de RH para 2021.

Com o candidato se apresentando por meio das plataformas de vídeos, os recrutadores economizam tempo e recursos.

Além disso, as entrevistas online já estavam sendo realizadas antes da pandemia desencadeada pelo novo coronavírus e, no atual momento, estão se desenvolvendo de maneira estratégica, diminuindo distâncias entre empresas e candidatos.

Com isso, essa prática tende a crescer cada vez mais. Afinal, otimiza tempo e recursos, além de minimizar faltas e atrasos nas etapas de seleção.

Como vimos, as tendências de RH para 2021 já estavam sendo observadas há um tempo e foram intensificadas por conta da pandemia desencadeada pelo novo coronavírus. Logo, vale a pena estar atento e se atualizar, a fim de manter a sua empresa à frente do mercado, atraindo e retendo os melhores talentos. 

E aí, preparado para as tendências de RH em 2021? Que tal conhecer os serviços da Oxe Online?

Faça agora seu cadastro e usufrua de todas as nossas facilidades!

Compartilhar