12 dicas para aumentar o seu valor no mercado

6 min leitura

Compartilhar

Você já pensou em como aumentar o seu valor no mercado? Engana-se quem acredita que isso está atrelado somente a um curso superior ou a um segundo idioma.

Está na forma como você se posiciona e na sua capacidade de se destacar em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para conseguir resultados expressivos, você precisa focar no sucesso da sua carreira.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como aumentar o seu valor de mercado? Então, confira as dicas que separamos para você!

1. Defina os seus objetivos pessoais e profissionais

Você já sabe onde deseja chegar na sua carreira profissional?

Possuir uma visão de longo prazo é fundamental para ter sucesso e, para isso, é preciso definir metas e prazos, além de estar em constante aprendizado.

Além disso, atuar de acordo com as suas afinidades, ou seja, fazer o que você gosta, tornará as chances de ter um retorno financeiro maior muito mais real.

2. Tenha mentalidade de dono para aumentar o seu valor de mercado

Trabalhar como se fosse o dono da empresa garantirá a você importantes diferenciais competitivos.

Para isso, é preciso ser proativo, trabalhar com empenho e, muitas vezes, fazer o que os demais colegas não estão dispostos a fazer.

Pensando nos resultados e avaliando os caminhos possíveis para isso, você estará mais próximo de se destacar e conseguir uma promoção mais rápido do que os demais.

3. Faça autoavaliações constantes

Autoavaliar-se é um exercício que pode parecer difícil no início, mas é uma ação extremamente necessária para que você possa assumir a função desejada e elevar o seu valor de mercado.

Com isso, você estará mais preparado para assumir mais responsabilidades, o que é fundamental para cargos de liderança e alta gestão, como os cargos de diretoria.

Além disso, capacitará você para outros trabalhos independentes, como  consultorias.

4. Mantenha-se em constante aprendizado

Aprender sempre é a chave para aumentar o seu valor de mercado.

Isso porque, garante que você esteja sempre atualizado a respeito da sua área de atuação, o que não chega a ser um grande diferencial, mas com certeza, algo extremamente necessário para se manter competitivo.

Nesse cenário, além das competências técnicas, como MBA e outras especializações, também é necessário estar atento às soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais.

Elas são fundamentais para quem busca um cargo de liderança, e também são requisitos importantes para quem procura uma oportunidade de trabalho.

Participar de cursos livres, palestras e workshops são boas formas de elevar o seu valor de mercado e crescer profissionalmente.

5. Mantenha a sua rede de networking ativa

Caso você busque uma nova oportunidade de trabalho ou uma promoção, estar atento à sua rede de networking é fundamental.

Isso porque, a chance de conseguir uma indicação é bem maior para quem mantém uma rede de contatos profissionais ativa.

Além disso, uma indicação revela que você é um profissional de confiança e a remuneração tende a ser maior.

6. Perceba o seu autovalor para aumentar o seu valor no mercado

Antes de desejar que outras pessoas ou profissionais o valorize, você precisa primeiro, perceber o seu autovalor.

Somente dessa forma você estará preparado para se posicionar e demonstrar com confiança as suas habilidades técnicas e comportamentais.

Além disso, a autopercepção é a chave para você elevar o seu valor de mercado.

O autovalor também está relacionado à autoestima. Quem não  reconhece o seu valor  não consegue ver valor nos outros.

7. Seja um buscador de soluções para aumentar o seu valor no mercado

Para aumentar o seu valor no mercado, buscar soluções é a chave para se destacar.

Isso porque, a maioria das pessoas apenas é capaz de apontar os problemas, sem propor nenhuma forma de solucioná-los.

Assim, procure se manter em uma posição ativa dentro da empresa, procurando por soluções para as questões do dia a dia.

Para tanto, é preciso pensar em estratégias, analisar o problema com inteligência emocional e com foco nos recursos disponíveis.

8. Assuma o protagonismo da sua vida

Eliminar o vitimismo da sua vida o ajudará a aumentar não somente o seu valor de mercado, mas também a forma como você se posiciona nas várias esferas da vida.

Além disso, em um ambiente corporativo, nenhum gestor dará atenção a quem sempre se coloca como vítima e não está disposto a trabalhar para si mesmo e vencer os desafios impostos.

9. Identifique e reforce o seus pontos fortes

Faça uma lista dos seus pontos fortes e reforce-os com novos conhecimentos e competências.

Isso o ajudará em várias áreas da sua vida, e garantirá que você esteja em sintonia com as novidades da sua profissão, na forma como gere os seus relacionamentos.

Como consequência, você tem o seu poder pessoal aumentado, o que reflete de forma direta na sua vida pessoal.

10. Diga abertamente o que precisa

Após fazer a sua autoavaliação e ter a certeza que possui as competências para se manter no mercado de trabalho, uma boa dica é dizer ao seu líder direto o que você precisa.

Pode parecer algo “perigoso”, mas a verdade é que você pode estar lidando com um profissional que acredita que valorizar significa perder poder.

Além disso, quando você não expõem para a pessoa certa o que deseja, pode cair na armadilha de “remoer” uma mágoa, o que é um sentimento ruim para você e ainda pode comprometer o seu rendimento no trabalho.

11. Sorria mais para aumentar o seu valor de mercado

Pessoas que se recuperam rapidamente de grandes abalos são mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Isso se chama resiliência.

Além disso, é importante aprender com as suas derrotas e enfrentá-las como aprendizados. 

Nesse sentido, trabalhar com um sorriso no rosto é o melhor antídoto contra pessoas negativas e que só veem o lado ruim das coisas da vida.

Com isso, você constrói mais autoridade para a sua vida profissional, pois as pessoas tenderão a vê-lo como um profissional que sabe lidar com situações adversas, competência fundamental para quem almeja um cargo de liderança.

12. Seja um inspirador de pessoas 

A figura do chefe vem mudando ao longo do tempo, saindo de cena a imagem de uma pessoa rabugenta e autoritária, para dar espaço a uma figura que incentiva e facilita a vida das pessoas.

Assim, caso você deseje aumentar o seu valor de mercado, chegando a cargos mais altos, é fundamental agregar valor também na vida das pessoas.

No entanto, você pode fazer isso mesmo sem ocupar o cargo de líder de forma oficial. Os chamados líderes naturais têm mais chances de serem promovidos quando surge uma oportunidade.

Diante disso, fica claro que aumentar o seu valor no mercado requer uma série de ações, e seguindo essas dicas, você estará mais perto de conquistar o que almeja, seja uma recolocação profissional ou uma promoção.

Viu como é possível aumentar o seu valor de mercado? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam pensar a respeito!

Compartilhar

A plataforma que faz você economizar no investimento do seu tempo e dinheiro