Como preparar a sua empresa para fazer entrevistas online?

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A pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus fez com que as empresas tivessem de se adaptar de forma rápida, alterando processos e remanejando pessoas. Home offices instaurados sem muito planejamento, medidas de segurança sanitária e distanciamento social também nas empresas, são alguns exemplos de ações das corporações para tentar frear o avanço da doença.

Nesse cenário, o setor de Recursos Humanos foi mais uma área que teve de se adaptar, tendo as entrevistas online como grande facilitadora para manter as rotinas de contratações em dia, fator fundamental para o bom andamento das atividades empresariais.

Se você ainda não sabe como preparar a sua empresa para fazer entrevistas online, confira este artigo que preparamos para você!

Faça uma boa triagem dos currículos

Dedique tempo para analisar os videocurrículos e verifique se o perfil dos candidatos está alinhado com a vaga. Dessa forma, você só convida para participar das entrevistas online aqueles profissionais que estão alinhados com as expectativas do cargo e da própria empresa.

Organize o cronograma de entrevistas

É importante ter em mente como será feita a divulgação da vaga, a triagem dos currículos, as entrevistas por vídeoconferência, testes online e as etapas finais do processo seletivo. Para isso, faça um cronograma com datas e compartilhe com os interessados (gestores, analistas de RH, entre outros).

Prepare o ambiente e os dispositivos tecnológicos

É preciso garantir um ambiente silencioso, bem iluminado e com os recursos necessários para a entrevista online. Ou seja, computadores com câmera e sistema de captação de áudio e som. Verifique também a conexão com a internet, e garanta que não será interrompido durante toda a entrevista.

Envie os convites para os candidatos participarem das entrevistas online

Mesmo que a empresa não possua um software avançado de recrutamento e seleção, é possível utilizar ferramentas de videoconferência gratuitas como Skype e Zoom para fazer as entrevistas online. Informe aos candidatos data e hora da entrevista e envie por e-mail, ou rede social, o link para acessarem a videoconferência.

Tenha os descritivos da vaga em mãos

Assim como acontece nas entrevistas presenciais, é importante manter o descritivo do cargo sempre à vista, pois caso surja alguma dúvida, fica fácil consultar o material, sem as chances de deixar qualquer tipo de pendência para as próximas fases.

Vale lembrar que é importante não ficar preso apenas às competências técnicas, como grau de escolaridade e idiomas. As competências comportamentais são fundamentais para o sucesso da contratação, como uma boa comunicação e empatia.

Estruture como serão os testes online

Para cargos onde são exigidos padrões comportamentais e cognitivos mais elevados, como para os cargos de analistas, coordenadores e gerentes, é importante a aplicação de testes como de conhecimento específico, psicológicos e de perfil comportamental.

Isso também garante a contratação de profissionais mais alinhados com a cultura organizacional, o que eleva as chances de sucesso da contratação.

Pense em como será a aplicação desses testes. É muito comum o compartilhamento por e-mail, juntamente com um prazo para o envio do material.

Esteja preparado para tirar as dúvidas dos candidatos

Toda comunicação é uma via de mão dupla, por isso, após questionar os candidatos sobre suas habilidades e competências para ocupar a vaga, pode ser que os profissionais tenham dúvidas quanto a empresa e a posição em aberto.

Esteja preparado para responder a essas indagações e encare tudo com naturalidade. Afinal, isso demonstra o interesse do candidato pela empresa, e uma abordagem franca e empática ainda garante uma boa experiência do candidato na entrevista online.

Vantagens das entrevistas online

Assim como acontece nos videocurrículos, a entrevista online, que é feita na maioria das vezes ao vivo, proporciona uma significativa redução de custos, tanto para empresas quanto para candidatos.

Além disso, é possível entrevistar profissionais das mais diversas regiões do país e do mundo, já que as distâncias geográficas são diminuídas com a ajuda da tecnologia. Isso aumenta as chances da contratação de um profissional altamente capacitado e alinhado com os objetivos do cargo.

A otimização do tempo de recrutadores e candidatos é mais uma vantagem. Assim, os processos são agilizados e a equipe de RH pode se dedicar a questões mais estratégicas para a organização, o que contribui para o desenvolvimento de todo o negócio, além de aumentar o rendimento do time.

Outra vantagem é que, em tempos de isolamento social pelo risco de contágio pela Covid-19, as entrevistas online garantem a eficiência do processos de recrutamento e seleção, sem expor candidatos e recrutadores ao risco de contágio.

Logo, as entrevistas online são um recurso prático, eficiente e econômico para otimizar a contratação de profissionais, já que geram os resultados esperados, com baixo custo.

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