8 formas de destacar a sua vídeo apresentação da concorrência

6 min leitura

Compartilhar

Em tempos em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a vídeo apresentação tem se mostrado uma forma eficiente do candidato se apresentar às empresas.

Entre as vantagens está a redução de custos e também a possibilidade do profissional se posicionar de forma mais efetiva, expondo competências comportamentais, além das técnicas.

Quer destacar a sua vídeo apresentação da concorrência? Então, confira as 8 dicas que separamos para você!

Porque as organizações estão priorizando a vídeo apresentação?

Quando o candidato se apresenta por vídeo, ele pode transmitir as suas emoções, expor competências de uma forma mais dinâmica, o que não é possível no currículo impresso.

Além disso, com o avanço da tecnologia, o vídeo tem se mostrado uma forma mais moderna e inovadora usada pelas empresas para aprimorar seus processos seletivos, diminuindo distâncias e também custos.

Devido às suas vantagens, tem sido usada pelas companhias como uma forma de conferir  mais precisão aos processos seletivos.

Quais são as 8 formas de destacar a sua vídeo apresentação da concorrência?

Agora que você já sabe os motivos pelos quais a vídeo apresentação tem sido utilizada pelas empresas, veja como destacar a sua da concorrência!

Fique atento ao tempo de gravação 

Um vídeo eficiente, ou seja, capaz de transmitir as suas principais informações, como apresentação pessoal, experiência no mercado de trabalho, habilidades e competências técnicas e comportamentais, deve durar no mínimo 30 segundos e no máximo 3 minutos. 

É importante ficar dentro desse espaço de tempo. Para isso, tenha em mente que é necessário ser claro e específico, e evitar informações desnecessárias, como cursos rápidos feitos há muitos anos. 

Faça um roteiro para gravar a vídeo apresentação

Um roteiro ajudará você a se orientar durante a gravação. Ele também lhe dará mais confiança para que você consiga transmitir as informações mais importantes de forma clara e objetiva.

É fundamental que você passe os dados com leveza, simpatia e segurança. Para isso, não hesite em gravar várias vezes, já que, quanto mais você repetir as falas, melhor tenderá ser a sua apresentação.

Uma dica importante é evitar ler o currículo. Isso porque a intenção de gravar o vídeo é justamente transmitir mensagens que o papel não consegue. 

Fique atento ao seu vocabulário

Assim como acontece no currículo impresso, a vídeo apresentação é uma ferramenta de exposição do seu perfil profissional para os recrutadores.

Portanto, é fundamental estar atento ao vocabulário, evitando os erros de português e gírias. Também é de bom tom evitar críticas a seu emprego anterior. 

Foque em revelar como você está se esforçando para ter crescimento pessoal e profissional, e o que tem feito para conquistar isso.

Converse com a câmera como se estivesse falando com um amigo. Dessa forma, você estará mais confiante para transmitir as informações necessárias.

Tenha em mente a imagem que você deseja transmitir

Como você deseja que as pessoas o reconheçam no ambiente profissional? 

Como aquela pessoa “descolada” ou alguém comprometido em se desenvolver e contribuir com a empresa.

A segunda opção — a depender do segmento da empresa — tem muito mais chances de ser contratada, já que as organizações são focadas em resultados, e isso requer certa disciplina.

Por isso, fique atento à sua apresentação pessoal. Use roupas que o represente, mas de forma discreta. Evite acessórios extravagantes e decotes que revelam além do necessário. 

Cabelos penteados e, no caso dos homens, barba feita ou aparada, revelam asseio e disciplina.

O bom senso será o seu melhor conselheiro na hora de se preparar para gravar a vídeo apresentação.

Demonstre interesse pelos valores da empresa na vídeo apresentação

Caso esteja se candidatando a vaga para uma empresa específica, fique atento aos valores da companhia e demonstre que você os conhece.

Caso eles estejam alinhados com os seus valores pessoais e objetivos de vida, também é válido expor isso no vídeo de forma verdadeira.

Esse é um grande diferencial, pois o alinhamento de valores eleva as suas chances de sucesso na empresa em questão.

Destaque as suas competências comportamentais

As competências comportamentais representam um grande peso na hora das empresas contratarem.

Isso porque, diferentemente das competências técnicas, ou seja, aquelas que são ensinadas em sala de aula, as competências comportamentais são muito mais difíceis de serem ensinadas.

Elas compreendem, entre outras, a capacidade de:

  • comunicação
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • resiliência
  • foco
  • liderança
  • empatia
  • capacidade de lidar com conflitos
  • capacidade de adaptação, entre outros. 

Assim, os profissionais que conseguem transmitir essas competências aos recrutadores, têm mais chances de serem contratados.

Fique atento ao ambiente para gravar a vídeo apresentação

Além de estar atento à sua imagem pessoal e ao vocabulário, também é necessário ter certo cuidado ao escolher o ambiente para gravar a sua vídeo apresentação.

O ideal é escolher um local claro e arejado, sem muitas informações ao fundo, para não tirar o foco do que você está falando.

Evite gravar em ambientes com barulhos, como em espaços de trabalho compartilhados ou quando as crianças estiverem brincando em casa.

No entanto, não existe uma regra para a gravação do currículo. Você deve escolher um local onde se sinta à vontade e que os recrutadores possam ver e ouvir o que você tem a dizer de forma clara e bastante objetiva.

Seja espontâneo

Demonstrar espontaneidade irá contribuir para que você se destaque da concorrência. 

Isso porque, os recrutadores tenderão a analisar você como uma pessoa que possui conhecimento e autoridade na sua área de atuação.

Além disso, mesmo que você não possua tanta experiência, uma postura segura e concisa demonstra preparo emocional, o que também é uma competência comportamental muito procurada pelas empresas.

Como vimos, a vídeo apresentação já é uma realidade presente no mercado de trabalho e, cada dia mais, vem sendo adotada por empresas que desejam elevar os níveis dos seus processos de contratação.

Assim, ao utilizar essas dicas para gravar a sua vídeo apresentação, você estará mais preparado para se destacar da concorrência.

Se você gostou deste artigo sobre 8 formas de destacar a sua vídeo apresentação, cadastre a sua na nossa plataforma!

 

Compartilhar

A plataforma que faz você economizar no investimento do seu tempo e dinheiro