9 dicas para montar um currículo online

6 min leitura

Compartilhar

Que o mundo está cada vez mais digital e tecnológico não há dúvidas, não é mesmo? Nesse cenário, montar currículo online é fundamental para se destacar da concorrência.

É preciso dominar as técnicas para elaborar um currículo atraente, competitivo e interessante, garantindo a visibilidade necessária para ser chamado para uma entrevista de emprego.

Para ajudar você a se destacar, preparamos este artigo com 9 dicas para montar currículo online. Confira!

1. Escolha as melhores plataformas

Estar nas melhores plataformas de emprego também garante acesso às melhores empresas.

Além disso, estar presente nas redes sociais profissionais é essencial para ser encontrado pelos recrutadores.

Vale lembrar que manter os seus dados sempre atualizados garante que você seja encontrado, e também que as suas habilidades e competências estejam atualizadas com os últimos cursos que você realizou.

2. Faça um resumo das suas qualificações

Os recrutadores recebem um grande número de currículos todos os dias.

Assim, aqueles que possuem informações mais claras e consistentes, têm maior chance de serem selecionados para entrevistas.

Nesse cenário, é interessante fazer um resumo das suas principais qualificações, descrevendo as áreas de atuação e seu papel em cada uma delas.

Descreva apenas as suas principais habilidades, experiências e competências, a fim de não estender muito o conteúdo.

Lembre-se de que se trata de um resumo, e a intenção é transmitir apenas as informações mais importantes acerca do seu perfil profissional.

Além disso, caso você se interesse por uma empresa específica, vale a pena selecionar dados que tenham maior afinidade com a companhia onde você está concorrendo a uma vaga.

3. Fique atento ao vocabulário ao montar currículo

É importante preencher todos os campos do currículo online. Com isso, você garante que os recrutadores tenham acesso a todas as suas informações.

Afinal, se esses dados estão sendo solicitados, é porque eles são úteis de alguma forma, não é mesmo?

Outro ponto importante é estar atento à grafia correta das palavras e evitar gírias.

Evite também os regionalismos em exagero, e procure ser o mais simples e objetivo possível.

4. Seja verdadeiro ao montar currículo online

Ao montar o seu currículo online, o mais importante é não mentir.

Isso porque, em algum momento da entrevista você poderá ser confrontado e, muito provavelmente, ficará em uma situação embaraçosa.

Logo, preserve a sua imagem profissional, dizendo apenas a verdade acerca das suas qualificações e experiências.

Mesmo que você acredite que não tenha todas as qualificações para a vaga, talvez os recrutadores consigam ver algo a mais em você, concedendo uma oportunidade.

Caso seja solicitado o motivo da saída da empresa anterior, seja verdadeiro, mas também discreto.

Evite falar mal dos empregadores e foque no que você deseja daqui pra frente.

Lembre-se que toda empresa deseja ter em seu quadro de pessoal profissionais idôneos, ou seja, honestos e em quem possam confiar.

5. Reflita sobre sua trajetória profissional

É importante destacar ao montar currículo online as suas principais vitórias profissionais, bem como os seus desafios.

Isso, além de engrandecer a sua apresentação, certamente será insumo para perguntas por parte dos recrutadores.

Assim, torna-se mais fácil garantir que as principais experiências serão narradas, sempre tendo em mente a transmissão de informações concisas e também verdadeiras.

6. Simplicidade é o melhor caminho

Já falamos da importância de ser claro e resumir as informações para chamar a atenção dos recrutadores, mas vale reforçar que a simplicidade é o melhor caminho para destacar o seu currículo.

Isso porque, currículos muito grandes, cheios de palavras difíceis e detalhes desnecessários, são facilmente descartados.

Assim, exagerar no detalhamento das informações não é, definitivamente, a forma mais eficiente de chamar a atenção dos recrutadores.

7. Seja autêntico ao montar currículo online

Os profissionais de RH que trabalham com recrutamento e seleção são experientes e estão acostumados a lidar com diversos perfis de candidatos.

Além de reconhecer facilmente uma informação inverídica em uma entrevista, eles também reconhecem as “respostas-padrão”, ou seja, aquelas que o candidato diz para não se comprometer ou esconder algo.

Nesse sentido, procurar ser o mais autêntico possível, expondo o seu ponto de vista e seus valores de forma concisa, é a melhor forma de causar uma boa impressão.

Bons recrutadores tendem a valorizar candidatos que expõem os seus anseios, expectativas profissionais e características pessoais de forma genuína.

Mas atenção! Aqui não se trata de bancar o “super sincero”, mas sim de usar as suas habilidades de comunicação (mesmo que escrita) para posicionar o seu ponto de vista frente a determinadas situações.

É importante você deixar claro que deseja continuar se aperfeiçoando cada vez mais.

8. Foque nos resultados ao montar o currículo

Diante da competitividade dos mercados, as organizações buscam por profissionais diferenciados.

Ou seja, capazes de assumir uma postura proativa, demonstrando engajamento e comprometimento com os objetivos e metas da empresa.

Logo, é importante, ao montar um currículo, focar as respostas nos resultados alcançados nas empresas anteriores e também nas metas que pretende alcançar na companhia em questão, caso seja contratado.

Dessa forma, você revela para as empresas que poderá ajudá-las a cumprir as suas metas.

Quanto mais você conseguir transmitir proatividade e motivação no seu currículo online, maiores serão as suas chances de conquistar a vaga que almeja.

9. Monte uma vídeo apresentação

A vídeo apresentação deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade usada nos processos seletivos por milhares de empresas.

Isso porque, através do vídeo, os recrutadores conseguem avaliar diversas competências, como a capacidade de comunicação, sintaxe das informações, coerência, empatia, entre outras características.

A vídeo apresentação se diferencia dos currículos escritos justamente porque conseguem transmitir as emoções dos candidatos, o que não é possível em um currículo escrito, por exemplo.

Eles ainda podem ser usados para complementar os currículos online.

Funciona assim: além de preencher todas as informações solicitadas nas plataforma de currículo, você anexa a vídeo apresentação, que deve ter no máximo 3 minutos de duração.

Com isso, você aumenta as suas chances de conquistar visibilidade e avançar no processo seletivo.

Ainda existem plataformas exclusivas para vídeo apresentação, já que esse formato tem conquistado cada vez mais espaço entre as empresas e candidatos.

Seguindo essas dicas para montar currículo online você estará mais perto de conquistar a sua oportunidade de trabalho!

Viu como é possível montar currículo online e se destacar da concorrência? Faça o seu cadastro na nossa plataforma! 

Compartilhar

A plataforma que faz você economizar no investimento do seu tempo e dinheiro