Recolocação em tempo de crise

Compartilhar

Buscar uma recolocação profissional em tempos de crise econômica é mais um desafio para aqueles que esperam pelo tão sonhado emprego.

Mas, ao mesmo tempo em que o número de desempregados cresce por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus, empresas de segmentos de produtos essenciais, como supermercados, construção civil, indústrias e o agronegócio, continuam a contratar.

É visando essas oportunidades — e as novas que surgirão pós-pandemia — que você deve focar para conquistar uma vaga.

Como não é recomendado sair por aí entregando currículo de porta em porta, preparamos este artigo para ensinar a você como conquistar uma recolocação em tempos de crise. Acompanhe!

Foque no aperfeiçoamento das suas habilidades socioemocionais

Empatia, intraempreendedorismo, resiliência, comunicação, comprometimento, liderança e proatividade são algumas das habilidades socioemocionais mais valorizadas pelas empresas, e servem como diferencial para destacar um candidato da concorrência.

As organizações valorizam, cada vez mais, as competências emocionais, pois diferentemente das competências técnicas, elas são mais difíceis de serem ensinadas. Isso porque são desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da vida.

Logo, para as organizações treinarem seus colaboradores para a aquisição dessas competências e habilidades, elas têm de dispor de tempo, energia e recursos, o que nem sempre é possível. Portanto, dão prioridade para a contratação de profissionais que já as possuem.

Aproveite o tempo livre para estudar

Há quanto tempo você vinha adiando fazer um curso de seu interesse, ou área de formação, porque não tinha tempo?

Com o isolamento social e as facilidades proporcionadas pela tecnologia, você tem acesso a uma infinita base de dados para estudar e se aperfeiçoar. As pessoas que estiverem mais preparadas, com certeza serão as escolhidas para ocupar as posições mais desejadas no mercado de trabalho.

Mantenha seu networking ativo

Uma forte rede de relacionamentos continua sendo uma grande aliada na hora de conquistar uma recolocação profissional, ainda mais em cenários pouco favoráveis, como uma pandemia.

Com os encontros sociais restritos, invista nas reuniões por videoconferência, mensagens de texto e relacionamento nas redes sociais. Isso é importante para que você seja lembrado.

Mostre a seus contatos o que tem feito para se manter atualizado, e quais projetos possui em mente para o futuro. Isso ajuda a evidenciar que você é um profissional atento e atualizado, fatores imprescindíveis no atual mercado de trabalho.

Mantenha o currículo atualizado

Visite as páginas de carreira que você se candidatou e reveja o seu currículo. Aproveite para melhorar os textos, rever expressões e atualizar as competências adquiridas nos últimos meses.

Grave o seu videocurrículo. Ele é fundamental para que você seja apresentado a várias empresas, e já nesse primeiro contato, os recrutadores poderão avaliar competências como comunicação, oratória e capacidade de sintetizar ideias, reduzindo as etapas das entrevistas.

Visite sites de empregos

Mantenha uma rotina para a verificação da abertura de vagas nas plataformas de emprego, mas evite entrar todos os dias nos mesmos sites, pois isso pode gerar ansiedade. O ideal é estabelecer um cronograma e consultar as plataformas pelo menos uma vez por semana.

Fique atento às novas profissões

O mercado de trabalho já não é o mesmo desde que a quarentena foi decretada, e tende a mudar ainda mais a curto e médio prazo.

Isso porque a incorporação da tecnologia no mercado de trabalho tem modificado a forma de vender e prestar serviços. Isso significa que as vagas de antigamente serão readequadas, exigindo novas habilidades dos profissionais.

Um auxiliar administrativo, por exemplo, terá de saber lidar com dispositivos móveis, fazer videoconferências, trabalhar à distância e continuar propondo soluções para o negócio, mesmo sem estar na empresa. Esse é apenas um exemplo, que se estende para as mais diversas profissões e segmentos de mercado.

Assim, conquistar uma recolocação profissional em tempos de crise requer muito empenho e dedicação para se aperfeiçoar, tendo em vista principalmente um mercado de trabalho cada vez mais conectado com os recursos tecnológicos, e que, ao mesmo tempo, demanda habilidades socioemocionais, que serão decisivas na conquista de uma vaga.

Se você gostou deste artigo sobre recolocação profissional em tempos de crise, deixe seu comentário conosco!

Compartilhar

A plataforma que faz você economizar no investimento do seu tempo e dinheiro