Recolocação profissional: 11 dicas essenciais

6 min leitura

Compartilhar

Procurar uma recolocação profissional pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, não é mesmo?

Isso porque alguns profissionais enfrentam a demissão como se fosse o fim de um relacionamento, o que, de certa forma, não deixa de ser verdade.

Afinal, geralmente são anos dedicados a uma empresa e função. Por outro lado, essa pode ser a oportunidade perfeita para encarar novos desafios e também traçar novas projeções para a carreira.

Se você está em busca de uma recolocação profissional, este artigo é para você! Acompanhe essas 11 dicas essenciais para ter sucesso nesta jornada!

1. Dê-se um tempo para respirar

A depender dos anos e da intensidade que você se dedicou ao antigo emprego, pode ser necessário dar um tempo das atividades profissionais para descansar e também repensar a sua trajetória.

É preciso investir no seu autoconhecimento para aprender com o que não deu certo e também identificar os seus pontos positivos, ou seja, habilidades que podem ser aproveitadas e também aprimoradas.

Mas, você só vai conseguir se dar esse tempo se estiver com as finanças em dia. Por isso, reveja o seu planejamento para não comprometer o pagamento das suas despesas.

Também é importante comunicar à família a sua decisão de descansar e rever os seus objetivos profissionais. Com isso, eles poderão apoiá-lo nessa nova jornada, sem cobranças.

2. Tenha claro quais são os seus objetivos profissionais

Você já deve ter ouvido a frase: “para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve”, não é mesmo?

Quando você não possui objetivos bem definidos, tudo o que você vai conseguir é se frustrar.

Logo, durante o processo de recolocação profissional, é importante ter em mente as empresas e cargos em que deseja atuar.

Assim, você eleva as suas chances de trabalhar com algo mais alinhado aos seus desejos, o que aumenta as suas chances de sucesso.

3. Invista no seu desenvolvimento

Aprender nunca é demais. Além disso, quanto mais você aprende, mais tem a agregar para as empresas e para as funções em que deseja atuar.

Portanto, investir em cursos de reciclagem, cursos livres e até mesmo se dedicar a estudar conteúdos gratuitos pela internet é fundamental para estar pronto para uma recolocação profissional.

4. Ative a sua rede de networking

Manter uma rede de contatos profissionais é importante em qualquer momento da vida, mas se torna ainda mais relevante quando você precisa de uma recolocação profissional, não é mesmo?

Por isso, procure estar com colegas de trabalho, com pessoas que você estudou ou mesmo mandar mensagem para um conhecido que atua na mesma área, informando que você está disponível para oportunidades de trabalho.

Assim, você aumenta as suas chances de ser lembrado. Além disso, uma boa indicação pode ser decisiva para que você consiga uma vaga de emprego.

5. Atualize o seu currículo e redes sociais

Para quem está ativo no mercado de trabalho, estar nas redes sociais profissionais como o LinkedIn e manter as informações atualizadas é essencial.

Além disso, quando o assunto é recolocação profissional, isso se torna ainda mais relevante.

Afinal, o currículo é a porta de entrada para as empresas, pois apresenta você aos recrutadores, despertando a atenção deles.

6. Faça uma vídeo apresentação

A vídeo apresentação está sendo cada vez mais usada pelas empresas para recrutar os melhores talentos do mercado.

Ela é uma forma mais atrativa de você apresentar as suas habilidades e competências, o que não é possível em um currículo impresso.

Uma vídeo apresentação deve ter no máximo 3 minutos de gravação, e nela você deve se apresentar, expor as suas experiências, competências e expectativas profissionais.

Esse formato de currículo traz vantagens para empresas e candidatos, pois possibilita economia de tempo e também de outros recursos,

7. Mantenha a calma

Manter a calma é primordial para quem busca uma recolocação profissional. Isso porque, o tempo pode passar e você não conseguir a tão almejada vaga de emprego logo nos primeiros meses.

Caso isso aconteça com você, respire fundo. Manter a saúde física e mental é primordial para que você conquiste a oportunidade de emprego dos seus sonhos.

Para alcançar os seus objetivos, você precisa estar pleno para ocupar a vaga e, mesmo que demore um pouco, saiba que uma hora a sua oportunidade surge.

8. Não se vitimize

São grandes os desafios para quem passa pela ansiedade de conseguir uma recolocação profissional.

No entanto, tenha em mente que esta é somente uma fase e, como tal, vai passar. Por isso, não caia na armadilha de se vitimizar pela situação.

Além de não ajudar a conseguir um novo emprego e muito menos a dar um novo rumo à sua carreira, essa atitude é extremamente negativa para a sua vida profissional.

Ao invés disso, abra espaço para a autoanálise e para as novas oportunidades que surgem todos os dias.

9. Prepare-se para as entrevistas

Além de manter o seu currículo atualizado, também é importante manter uma rotina de cadastro nos sites de vagas de emprego e, quando a oportunidade de entrevista surgir, prepare-se para ela.

É importante estudar sobre a empresa, e se apresentar de forma adequada, ou seja, ser pontual e estar atento à sua imagem pessoal.

Procure evitar falar mal dos seus antigos empregadores e foque nas suas perspectivas de carreira.

10. Considere empregos temporários

Empregos temporários podem ser a porta de entrada para você mostrar o seu trabalho e conseguir uma recolocação profissional.

Além disso, ajuda a pagar as contas, que, provavelmente, não param de chegar, não é mesmo?

A única coisa que você deve evitar ao considerar um emprego temporário é não aceitar vagas que atrapalhem os novos rumos que você deseja dar para a sua carreira.

11. Seja positivo

O processo de recolocação profissional pode ser longo e até mesmo desgastante.

No entanto, ele também faz parte do seu desenvolvimento pessoal e, com certeza, irá colaborar para que você esteja mais preparado quando a sua oportunidade chegar.

Então, mantenha a sua cabeça erguida e seus pensamentos positivos.

Sua autoestima precisa estar em alta para você encarar os recrutadores e conquistar a vaga que tanto almeja!

Portanto, a recolocação profissional é um processo que pode ser conduzido com mais naturalidade com essas dicas. Tenha em mente que tudo é fase e que a sua oportunidade vai chegar!

Viu como se preparar para uma recolocação profissional? Se você gostou dessas dicas, compartilhe nas suas redes sociais!

Compartilhar

A plataforma que faz você economizar no investimento do seu tempo e dinheiro